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Rankings dos 100 maiores portos do mundo: Porto de Santos é o único brasileiro na lista

nov, 22, 2023

Dos dez maiores portos do mundo, nove estão localizados na Ásia. Desses, seis ficam na China. É o que aponta o ranking dos 100 maiores portos do mundo, divulgado pela Lloyds List Intelligence.

O ranking foi elaborado a partir da movimentação de contêineres em 2022, ano em que o boom pós-pandêmico, que ajudou o setor global de portos de contêineres a recuperar as perdas de volume causadas pela Covid, começou a se enfraquecer. Com isso, os portos voltaram ao período de crescimento moderado da demanda, tendência que havia se firmado antes da pandemia.

Em 2022, os 100 portos que constam no ranking, apresentaram um crescimento combinado em volume de 1,5%, com um total de movimentações chegando a 685,8 milhões de TEUs. O volume representa uma diminuição significativa em comparação com o aumento de 7,2% em 2021. Foi o crescimento mais fraco desde a crise financeira global em 2009.

Regiões em destaque

A China continua dominando o setor de contêineres, respondendo por cerca de 40% do total de carga movimentada pelos 100 principais portos. No entanto, alguns relatórios sugerem que os volumes em certos portos chineses podem estar inflados, potencialmente devido a práticas como a contagem de atividades de barca e movimentação de contêineres vazios.

Já os portos do Oriente Médio, coletivamente, alcançaram o maior aumento de volume por região em 2022: 4,7%.

Os portos do norte da Europa, por sua vez, foram fortemente impactados pela perda de cargas com destino à Rússia, devido às sanções em resposta à guerra na Ucrânia. Rotterdam, o maior porto da Europa, e os portos alemães de Hamburgo e Bremerhaven, todos atribuíram perdas de capacidade de tráfego de 5,5%, 5,2% e 8,9%, respectivamente, à perda de cargas russas e às consequências da invasão.

Os portos da América do Norte tiveram resultados mistos. A costa oeste foi afetada por congestionamento e filas de navios, especialmente em San Pedro Bay, fora de Los Angeles e Long Beach, enquanto os portos da costa leste registraram crescimento, com Nova York/Nova Jersey superando Long Beach como o segundo maior porto da América do Norte.

Ranking

1)Xangai (China)

Movimentação em 2022: 47.303.000 TEU, um aumento de 0,6% (2021: 47.030.300 TEU)

2) Singapura (Singapura)

Movimentação em 2022: 37.289.600 TEUs, queda de 0,5% (2021: 37.470.000 TEUs)

3) Ningbo-Zhoushan (China)

Movimentação em 2022: 37.289.600 TEU, queda de 0,5% (2021: 37.470.000 TEU)

4) Shenzhen (China)

Movimentação em 2022: 30.036.200 TEUs, aumento de 4,4% (2021: 28.767.600 TEUs)

5) Qingdao  (China)

Movimentação em 2022: 25.670.000 TEU, um aumento de 8,3% (2021: 23.710.000 TEU)

6) Guangzhou (China)

Movimentação em 2022 24.857.600 TEUs, aumento de 1,6% (2021: 24.466.500 TEUs)

7) Busan (Coreia do Sul)

Movimentação em 2022: 22.078.195 TEUs, queda de 2,8% (2021: 22.706.130 TEUs)

8) Tianjin (China)

Movimentação em 2022: 21.021.300 TEUs, aumento de 3,7% (2021: 20.269.400 TEUs)

9) Hong Kong ( China)

Movimentação em 2022: 16.685.000 TEUs, queda de 6,3% (2021: 17.798.000 TEUs)

10) Rotterdam (Holanda)

Movimentação em 2022: 14.455.000 TEUs, queda de 5,5% (2021: 15.300.000 TEUs)

11) Dubai (Emirados Árabes Unidos)

Movimentação em 2022: 13.970.000 TEUs, aumento de 1,7% (2021: 13.742.000 TEUs)

12) Antuérpia (Bélgica)

Movimentação em 2022: 13.500.000 TEUs, aumento de 12,3% (2021: 12.020.000 TEUs)*

13) Porto Klang (Malásia)

Movimentação 2022: 13.220.000 TEUs, queda de 3,7% (2021: 13.724.460 TEUs)

14) Xiamen (China)

Movimentação em 2022: 12.434.700 TEU, um aumento de 3,2% (2021: 12.045.700)

15) Tanjung Pelepas (Malásia)

Movimentação em 2022: 10.512.800 TEUs, queda de 6,1% (2021: 11.200.000 TEUs)

16) Los Angeles (Estados Unidos)

Movimentação em 2022: 9.911.155 TEUs, queda de 7,2% (2021: 10.677.610)

17) Nova York/Nova Jersey (Estados Unidos)

Movimentação em 2022: 9.493.664 TEUs, aumento de 5,7% (2021: 8.985.929 TEUs)

18) Kaohsiung (Taiwan)

Movimentação em 2022: 9.491.575 TEUs, queda de 3,8% (2021: 9.864.448 TEUs)

19) Long Beach (Estados Unidos)

Movimentação em 2022: 9.133.658 TEUs, queda de 2,7% (2021: 9.384.368 TEUs)

20) Laem Chabang (Tailândia)

Movimentação em 2022: 8.741.049 TEUs, aumento de 4,9% (2021: 8.335.384 TEUs)

21) Hamburgo (Alemanha)

Movimentação em 2022: 8.261.977 TEUs, queda de 5,2% (2021: 8.715.000 TEUs)

22) Taicang (China)

Movimentação em 2022: 8.025.864 TEUs, um aumento de 14% (2021: 7.037.900 TEUs)

23) Cidade de Ho Chi Minh (Vietnã)

Movimentação em 2022: 7.905.262 TEUs, queda de 0,6% (2021: 7.956.133 TEUs)

24) Tanger Med (Marrocos)

Movimentação em 2022: 7.596.845 TEUs, um aumento de 5,9% (2021: 7.173.870 TEUs)

25) Tanjung Priok (Indonésia)

Movimentação em 2022: 7.232.436 TEU, aumento de 5,6% (2021: 6.849.227 TEU)

26) Colombo (Sri Lanka)

Movimentação em 2022: 6.860.000 TEUs, queda de 5,4% (2021: 7.250.000 TEUs)

27) Mundra (Índia)

Movimentação em 2022: 6.503.447 TEUs, queda de 2,4% (2021: 6.660.000 TEUs

28) Jawaharlal Nehru (Índia)

Movimentação em 2022: 5.959.112 TEU, aumento de 5,8% (2021: 5.631.949 TEU)

29) Savannah (Estados Unidos)

Movimentação em 2022: 5.892.131 TEU, aumento de 5% (2021: 5.613.870 TEU)

30) Rizhao (China)

Movimentação em 2022: 5.804.400 TEUs, aumento de 12,2% (2021: 5.174.220 TEUs)

31) Hai Phong (Vietnã)

Movimentação em 2022: 5.629.144 TEUs, aumento de 2,6% (2021: 5.489.059 TEUs)

32) Cai Mep (Vietnã)

Movimentação em 2022:  5.593.447 TEUs, aumento de 3,9% (2021: 5.385.289 TEUs)

33) Lianyungang (China)

Movimentação em 2022: 5.570.000 TEUs, um aumento de 9,4% (2021: 5.090.000 TEUs)

34) Manila (Filipinas)

Movimentação em 2022: 5.474.483 TEUs, um aumento de 10% (2021: 4.976.014 TEUs)

35) Qinzhou (China)

Movimentação em 2022: 5.407.000 TEUs, um aumento de 16,8% (2021: 4.630.000 TEUs)

36) Colón (Panamá)

Movimentação em 2022: 51.02500 TEUs, aumento de 3,8% (2021: 4.915.975 TEUs)

37) Valência (Espanha)

Movimentação em 2022: 5.052.272 TEUs, queda de 9,9% (2021: 5.604.478 TEUs)

38) Pireu (Grécia)

Movimentação em 2022: 5.000.948 TEUs, queda de 5,9% (2021: 5.311.775 TEUs)

39) Yingkou (China)

Movimentação em 2022: 4.995.000 TEUs, queda de 4,1% (2021: 5.207.000 TEUs)

40) Santos (Brasil)

Movimentação em 2022: 4.986.590 TEUs, aumento de 3,2% (2021: 4.831.972 TEUs)

41) Jidá (Arábia Saudita)

Movimentação em 2022:  4.960.120 TEU, aumento de 1,6% (2021: 4.882.342 TEU)

42) Algeciras (Espanha)

Movimentação em 2022: 4.767.282 TEUs, queda de 0,7% (2021: 4.799.497 TEUs)

43) Bremen/ Bremerhaven (Alemanha)

Movimentação em 2022:  4.572.866 TEUs, queda de 8,9% (2021: 5.018.899 TEUs)

44) Salalah (Omã)

Movimentação em 2022: 4.504.000 TEUs, queda de 0,1% (2021: 4.510.000 TEUs)

45) Dailan (China)

Movimentação em 2022:  4.459.000 TEUs, aumento de 21,4% (2021: 3.672.000 TEUs)

46) Tóquio (Japão)

Movimentação em 2022:  4.430.000 TEUs, aumento de 2,4% (2021: 4.325.956 TEUs)

47) Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)

Movimentação em 2022:  4.330.000 TEUs, aumento de 25,9% (2021: 3.440.000 TEUs)

48) Port Said (Egito)

Movimentação em 2022:  4.252.979 TEUs, aumento de 2,6% (2021: 4.143.807 TEUs)

49) Yantai (China)

Movimentação em 2022: 4.117.800 TEUs, um aumento de 12,8% (2021: 3.651.000 TEUs)

50) Houston (Estados Unidos)

Movimentação em 2022: 3.974.901 TEU, aumento de 15,1% (2021: 3.453.226 TEU)

51) Tanjung Perak (Indonésia)

Movimentação em 2022: 3.972.452 TEU, aumento de 1,8% (2021: 3.901.215 TEU)

52) Virgínia (Estados Unidos)

Movimentação em 2022:

53) Vancouver (Canadá)

Movimentação em 2022: 3.557.294 TEUs, queda de 3,3% (2021: 3.678.952 TEUs)

54) Barcelona (Espanha)

Movimentação em 2022:  3.522.944 TEUs, queda de 0,2% (2021: 3.531.762 TEUs)

55) Manzanillo (México)

Movimentação em 2022:3.473.900 TEU, um aumento de 3% (2021: 3.371.400 TEU).

56) Fuzhou (China)

Movimentação em 2022: 3.293.000 TEUs, aumento de 0,0% (2021: 3.292.300 TEUs)

57) Donggauan (China)

Movimentação em 2022: 3.410.000 TEUs, aumento de 0,3% (2021: 3.400.000 TEUs)

58) Seattle/Tacoma (Estados Unidos)

Movimentação em 2022:  3.384.018 TEU, queda de 9,4% (2021: 3.736.206 TEU)

59) Gioia Tauro (Itália)

Movimentação em 2022:  3.380.052 TEUs, aumento de 7,4% (2021: 3.146.553 TEUs)

60) Balboa (Panamá)

Movimentação em 2022:  3.348.900 TEUs, queda de 6% (2021: 3.561.432 TEUs)

61) Tangshan (China)

Movimentação em 2022: 3.343.000 TEU, um aumento de 1,5% (2021: 3.293.000 TEU)

62) Melbourne (Austrália)

Movimentação em 2022: 3.300.191 TEUs, um aumento de 0,7% (2021: 3.278.617 TEUs)

63) Felixtowe (Reino Unido)

Movimentação em 2022:  3.300.000 TEUs, queda de 10,8% (2021: 3.700.000 TEUs)

64) Londres (Reino Unido)

Movimentação em 2022:  3.211.000 TEUs, aumento de 3,2% (2021: 3.111.000 TEUs)

65) Nanjing  (China)

Movimentação em 2022:  3.200.200 TEUs, aumento de 2,9% (2021: 3.109.800 TEUs)

66) Incheon (Coreia do Sul)

Movimentação em 2022: 3.146.000 TEU, abaixo 6,2% (2021: 3.353.781 TEUs)

67) Chittagong (Bangladesh)

Movimentação em 2022: 3.142.504 TEUs, queda de 2,2% (2021: 3.214.548 TEUs)

68) Cartagena (Colômbia)

Movimentação em 2022:  3.140.710 TEUs, queda de 6,5% (2021: 3.359.720 TEUs)

69) Le Havre (França)

Movimentação em 2022: 3.100.000 TEUs, aumento de 2,7% (2021: 3.018.550 TEUs)

70) Yokohama (Japão)

Movimentação em 2022:  2.979.595 TEUs, aumento de 4,1% (2021: 2.861.197 TEUs)

71) Rei Abdullah (Arábia Saudita)

Movimentação em 2022: 2.905.306 TEU, aumento de 3,2% (2021: 2.813.920 TEU)

72) Kobe (Japão)

Movimentação em 2022:  2.890.672 TEUs, aumento de 2,4% (2021: 2.823.774 TEUs)

73) Marsaxlokk (Malta)

Movimentação em 2022: 2.890.000 TEU, queda de 2,6% (2021: 2.967.765 TEU)

74) Ambarli (Turquia)

Movimentação em 2022:  2.867.215 TEUs, queda de 2,6% (2021: 2.942.550 TEUs)

75) Jiaxing (China)

Movimentação em 2022: 2.853.900 TEUs, um aumento de 28,4% (2021: 2.221.900 TEUs)

76) Sydney (Austrália)

Movimentação em 2022:  2.844.053 TEUs, um aumento de 3% (2021: 2.761.751 TEUs)

77) Charleston (Estados Unidos)

Movimentação em 2022: 2.792.313 TEUs, aumento de 1,5% (2021: 2.751.442 TEUs)

78) Nagoya (Japão)

Movimentação em 2022: 2.680.227 TEUs, queda de 1,7% (2021: 2.725.597 TEUs)

79) Durban (África do Sul)

Movimentação em 2022: 2.574.931 TEUs, queda de 3,3% (2021: 2.661.608 TEUs)

80) Gênova (Itália)

Movimentação em 2022:  2.532.532 TEUs, queda de 1% (2021: 2.557.847 TEUs)

81) Callao (Peru)

Movimentação em 2022: 2.461.393 TEUs, queda de 1% (2021: 2.486.425 TEUs)

82) Osaka (Japão)

Movimentação em 2022: 2.391.317 TEUs, queda de 1,4% (2021: 2.425.638 TEUs)

83) Oakland (Estados Unidos)

Movimentação em 2022: 2.337.607 TEUs, queda de 4,5% (2021: 2.448.552 TEUs)

84) Nantong (China)

Movimentação em 2022:  2.240.000 TEUs, um aumento de 10,5% (2021: 2.027.000 TEUs)

85) Kingston (Jamaica)

Movimentação em 2022: 2.166.415 TEU, um aumento de 8,1% (2021: 2.004.302 TEU)

86) Haikou (China)

Movimentação em 2022:  2.146.000 TEUs, um aumento de 6,7% (2021: 2.010.900 TEUs)

87) Quanzhou (China)

Movimentação em 2022: 2.091.400 TEUs, um aumento de 7% (2021: 1.954.300 TEUs)

88) Gdansk (Polônia)

Movimentação em 2022:  2.072.000 TEUs, queda de 2,2% (2021: 2.117.829 TEUs)

89) Kocaeli (Turquia)

Movimentação em 2022: 2.059.310 TEU, um aumento de 4,6% (2021: 1.967.946 TEU)

90) Dammam (Arábia Saudita)

Movimentação em 2022:  2.038.787 TEUs, aumento de 14,5% (2021: 1.780.348 TEUs)

91) Lázaro Cárdenas (México)

Movimentação em 2022: 2.026.500 TEUs, aumento de 20,2% (2021: 1.686.076 TEUs)

92) Mersin (Turquia)

Movimentação em 2022:  1.988.269 TEUs, queda de 5,6% (2021: 2.106.937 TEUs)

93) Guayaquil (Equador)

Movimentação em 2022:  1.900.000 TEU, queda de 12,2% (2021: 2.163.151 TEU)

94) Lomé (Togo)

Movimentação em 2022: 1.835.000 TEU, queda de 6,5% (2021: 1.962.304 TEU).

95) Jinzhou (China)

Movimentação em 2022: 1.876.000 TEU, um aumento de 2,5% (2021: 1.830.000 TEU)

96) Yeosu Gwangyang (Coreia do Sul)

Movimentação em 2022: 1.861.900 TEU, queda de 12,3% (2021: 2.122.903 TEU)

97) Southampton (Reino Unido)

Movimentação em 2022: 1.797.000 TEUs, queda de 4% (2021: 1.871.081 TEUs)

98) Taipei (Taiwan)

Movimentação em 2022: 1.789.998 TEU, queda de 14,4% (2021: 2.091.132 TEU)

99) Taichung (Taiwan)

Movimentação em 2022: 1.785.315, queda de 9,8% (2021: 1.979.222 TEU)

100) Tekirdag (Asyaportn& Ceyport Tekirdag) (Turquia)

Movimentação em 2022:  1.773.148 TEU, queda de 2,1% (2021: 1.812.024 TEU)

Porto de Santos: representante brasileiro da lista

Ocupando a 40ª. Posição do ranking de portos que mais movimentaram contêineres no mundo em 2022, Santos teve como carga mais exportada em contêineres em 2022 o açúcar, seguido pela carne bovina e o algodão. Os dados são do DataLiner, a ferramenta de inteligência de negócios da Datamar.

Já nas importações, as cargas mais recebidas em contêineres no ano passado foram partes e acessórios de veículos automotores.

Confira abaixo as principais cargas movimentadas via contêineres no Porto de Santos em 2023. Os dados são do DataLiner:

Fonte: DataLiner

Para aumentar a competitividade do Porto de Santos, a Autoridade Portuária pretende realizar a dragagem de aprofundamento do canal de acesso de 15 para 16 metros. Para isso, estuda uma nova modelagem de contrato, com um prazo mais longo que favoreça a eficiência operacional do acesso ao complexo e proporcione equilíbrio econômico-financeiro à empresa contratada.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o orçamento estimado é de R$ 324,1 milhões.

Em nota, a APS informou que o projeto tem ainda a possibilidade de avançar para 17 metros. Estão em avaliação questões ambientais, comerciais e técnicas para sua viabilização”.

Outros projetos que serão levados adiante são o leilão do terminal de contêineres STS 10 e a construção de um túnel submerso unindo Santos ao Guarujá.

O túnel entre Santos e Guarujá é uma das principais obras do novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Estão sendo calculados R$ 5,8 bilhões para a construção do túnel, que terá 860 metros de extensão. Vale lembrar que 4 mil caminhões precisam trafegar entre as duas margens do Porto de Santos diariamente.

Entre as vantagens do túnel estão não limitar a altura dos navios no Porto de Santos, como ocorre com as pontes. Os navios estão adquirindo proporções cada vez maiores, não necessariamente em profundidade, mas principalmente em comprimento e largura. Com isso, as pontes têm se tornado um obstáculo à navegação em todo o mundo, tanto por conta dos pilares, quanto por sua altura.

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