Image

Além do Futebol: A Argentina em Sua Diversidade Geográfica e Econômica

jan, 08, 2024

Importante parceiro comercial do Brasil, vizinha, companheira no Mercosul e rival no futebol, a Argentina vem passando por uma série de mudanças estabelecidas pelo presidente recém-eleito, Javier Milei que impactarão seu futuro.

Recentemente, o recém-eleito presidente da Argentina, revelou um Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) que promove a desregulamentação econômica do país.

Entre suas principais mudanças, o decreto flexibiliza o mercado de trabalho e anula várias legislações nacionais. Adicionalmente, esse conjunto de medidas propõe transformar várias entidades estatais em sociedades anônimas, agilizando assim seu processo de privatização.

A reforma do Código Aduaneiro proposta por Milei visa “facilitar” o comércio internacional e “proibir a proibição de exportações”, em suas palavras.

Mas quais as principais características desse país, cujo tango e o doce de leite tem uma legião de fãs pelo mundo?

Um pouco de história

A Argentina está localizada ao sul da América do Sul. Seu território é de 2.796.427 quilômetros quadrados e era habitado por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís.

Posteriormente, a Argentina surgiu como herdeira do Vice-Reino do Rio da Prata, uma possessão espanhola estabelecida em 1776. Após proclamar sua independência entre 1810 e 1818, o país mergulhou em um período de guerra civil que se estendeu até 1861, resultando na configuração da nação como uma federação de províncias, tendo Buenos Aires como sua capital. No decorrer do século XX, a Argentina testemunhou diversos golpes militares e períodos de tumulto político, além de enfrentar crises econômicas recorrentes que limitaram seu avanço socioeconômico.

Geografia

Localizado na Costa Leste da América do Sul, o território argentino faz fronteira com o Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile. É banhado pelo Oceano Atlântico e tem uma geografia bastante diversa, em razão de sua extensão latitudinal.

Assim, na sua porção oeste, o país tem um relevo muito montanhoso, em razão   da Cordilheira dos Andes. Já sua porção leste é formada por planícies litorâneas, devido ao Oceano Atlântico. Na sua porção central, há extensas planícies e grandes planaltos. Já na sua porção sul encontram-se geleiras.

Do mesmo modo que a vegetação, o clima também é diverso, variando de polar, no extremo sul do país ao subtropical, ao norte. Há também grandes áreas de clima temperado.

A vegetação segue a mesma lógica, com pampas, florestas e tundras. Essa diversidade geográfica possibilita que o país seja um grande produtor de alimentos.

Entre as principais atividades agropecuárias da Argentina estão a soja, o milho, o trigo, semente de girassol, limão, pêra e erva-mate, além da carne bovina.

Comércio exterior

Dados do DataLiner, plataforma de inteligência de negócios da Datamar, apontam que, nos dez primeiros meses de 2023, a carne bovina foi o produto mais exportado pelo país, seguido por amendoins não torrados e citros. O gráfico abaixo traz os principais produtos exportados pelo país entre janeiro e outubro de 2023:

Principais produtos exportados via contêineres pela Argentina| Jan a Out 2023 |TEU

Fonte: DataLiner

Já nas importações, as partes e acessórios de veículos estão entre as cargas mais recebidas pelo país via contêineres nos dez primeiros meses de 2023, seguido por polímeros de propileno. Os dados também são do DataLiner. Confira abaixo:

Principais produtos importados via contêineres pela Argentina| Jan a Out 2023 |TEU

Fonte: DataLiner

Parceiros Comerciais

A China foi o principal destino das exportações Argentinas via contêineres no acumulado de janeiro a outubro de 2023, de acordo com os dados do DataLiner, seguida por Estados Unidos e Brasil. Veja a seguir:

Principais destinos das exportações argentinas | Jan-Out 2023 | TEUs

Fonte: DataLiner

No sentido oposto, das importações, a China foi o país que mais enviou produtos via contêineres à Argentina nos primeiros dez meses de 2023, seguido pelo Brasil e Estados Unidos. Confira o gráfico abaixo:

Principais origens das importações argentinas | Jan-Out 2023 | TEUs

Fonte: DataLiner

Vale destacar que o Brasil é um importante parceiro comercial da Argentina. Veja abaixo as principais exportações marítimas do Brasil para a Argentina entre janeiro de 2023 e outubro de 2023. Os dados são do DataLiner.

Exportações Marítimas Brasileiras para a Argentina | Jan-Out 2023 | TEU

Fonte: DataLiner

Em 2023 (Janeiro a Outubro), a Argentina exportou 370.426 TEUs, de acordo com a plataforma da Datamar. O volume é 7,1% menor que o de igual período de 2022. Já as importações argentinas caíram 10,28% no mesmo comparativo. Os dados refletem o ano complicado e de instabilidade na Argentina. E o ano de 2024 promete ser desafiador, principalmente por conta da grave crise econômica em que o país se encontra.

Curiosidades da Argentina:

  • O termo “Argentina” deriva de “argentum”, que significa prata em latim. Isso ocorreu porque quando os espanhóis chegaram ao país encontraram esse metal precioso com os indígenas, que haviam tomado o metal de marinheiros de uma expedição portuguesa.
  • A Argentina apresenta contrastes geográficos notáveis. Possui o pico mais elevado do Hemisfério Sul, o Monte Aconcágua, situado na província de Mendoza, com impressionantes 6.962 metros. Em contraste, também abriga o ponto mais baixo, a Laguna del Carbón, situada na província de Santa Cruz, com -105 metros.
  • O Argentinossauro, o maior fóssil de dinossauro identificado na América Latina, foi encontrado na Argenrina e é um dos maiores já descobertos, alcançando cerca de 35 metros de comprimento e pesando aproximadamente 80 toneladas.
  • O metrô de Buenos Aires, inaugurado em 1913, é o mais antigo da América Latina e o quarto mais antigo das Américas, precedido apenas pelos sistemas de Nova York, Boston e Filadélfia nos Estados Unidos.
  • Buenos Aires, a capital argentina, abriga impressionantes 36 estádios, com capacidade para acolher centenas de milhares de espectadores.
  • Situada na Argentina, Ushuaia é reconhecida como a cidade mais ao sul do mundo, localizando-se na região conhecida como Terra do Fogo e frequentemente referida como “a cidade do fim do mundo”.
  • Os espanhóis inicialmente nomearam a capital argentina em 1536 como “Real de Nossa Senhora Santa Maria do Bom Ar” em homenagem à Nossa Senhora do Bom Ar, padroeira dos navegantes sevilhanos. Mais tarde, em 1580, Juan de Garay a renomeou como Cidade da Trindade. No entanto, por séculos, tanto estrangeiros quanto argentinos a referiram como Buenos Aires. Somente em 1996, o nome oficial foi alterado para Cidade Autônoma de Buenos Aires.
  • A diferença entre o famoso doce de leite argentino e brasileiro está na tonalidade e na cremosidade. O argentino é mais escuro, cremoso e frequentemente contém ingredientes como fava de baunilha, enquanto o brasileiro é mais claro e geralmente mais simples em sua composição.
  • A avenida mais larga do mundo fica na Argentina. De acordo com o Governo da Cidade de  Buenos Aires, a Avenida 9 de Julho é conhecida por ser a mais larga do mundo. São 140 metros de largura e 1 quilômetro de comprimento.

 

Share: Image Image Image