Image

Andrew Lorimer, CEO da Datamar, apresenta desafios logísticos para exportação de frutas em feira internacional

fev, 10, 2023
Andrew Lorimer, CEO da Datamar, apresenta desafios logísticos para exportação de frutas em feira internacional

No período de 08 a 10 de fevereiro, o CEO da Datamar, Andrew Lorimer, participou da trigésima edição da Fruit Logistica, uma das maiores feiras para exportação de frutas do mundo, que ocorre em Berlim, Alemanha.

A Fruit Logistica é a principal feira para o comércio global de frutas e abrange toda a cadeia de valor da indústria de frutas e vegetais, desde o produtor até o ponto de vendas. Este ano, o evento teve o tema “All in One”. Foram 27 pavilhões, nos quais tudo girava em torno das tendências e inovações atuais da indústria global de frutas frescas.

Andrew foi um dos palestrantes do Logistics Hub. Localizada no Pavilhão 26, a área contou com palestrantes de diversos países, que discutiram sobre os principais problemas que afetam a logística atualmente, tanto no transporte marítimo, como no rodoviário e no aéreo de cargas – assim como no transporte ferroviário, um setor que há tanto tempo tem recebido pouca atenção.

Queda na exportação de frutas

No evento, Andrew apresentou dados do DataLiner, sistema de inteligência de dados em comércio exterior da Datamar, sobre as exportações de frutas do Brasil, Argentina Paraguai, Uruguai e Chile. Juntos, os cinco países exportaram em 2022 3.899.633 milhões de toneladas de frutas, uma queda de 8% em relação ao ano anterior.

Segundo Andrew, a queda nos embarques foi motivada por diversos fatores, como a dependência da Europa da energia russa, que levou à inflação no continente e consequente queda na demanda por frutas importadas, o clima extremo em algumas regiões da América do Sul, o que afetou a produção agrícola e a busca dos transportadores brasileiros por outras alternativas para enviar frutas da América Latina para a Europa diante dos altos fretes e da falta de contêineres, como o emprego de navios reefer na operação.

Frutas exportadas pelo Brasil

Andrew também destacou alguns dados do Brasil. Em 2022, o principal destino das frutas brasileiras foi a Holanda, com 34.144 TEUs, uma queda de 15,7% em relação a 2021. O Reino Unido, segundo do ranking, teve uma queda de 19,1% nos embarques no mesmo comparativo. Já a Espanha ocupa a terceira posição entre os maiores importadores de frutas brasileiras, com 9.106 TEUs recebidos em 2022, uma queda de 28,7% em relação ao ano anterior.

Confira o top cinco destinos das frutas brasileiras a seguir:

Andrew Lorimer, CEO da Datamar, apresenta desafios logísticos para exportação de frutas em feira internacional

Os números apresentados por Andrew apontaram que, após anos de crescimento, as exportações de frutas pelo Brasil caíram 24,4% em 2022 em comparação com 2021.

Outro dado apresentado pelo CEO da Datamar foi a participação das frutas nas cargas refrigeradas exportadas pelo Brasil em 2022: 9,8%.

Confira abaixo as principais cargas exportadas pelo Brasil em contêiner reefer e a participação das frutas nesse tipo de embarque. Os dados foram elaborados pela equipe de Business Intelligence da Datamar:

Andrew Lorimer, CEO da Datamar, apresenta desafios logísticos para exportação de frutas em feira internacional

Fruit Logistica 2024

A edição de 2022 da Fruit Logistica mais uma vez se posicionou como um ponto de encontro internacional para a indústria – 4 em cada 5 visitantes profissionais vieram do exterior.

A edição desde ano da Fruit Logistica recebeu 63.470 visitantes e compradores de mais de 140 países e 2.610 expositores de 92 países e reuniu os principais players do setor.

A próxima edição da Fruit Logistica está programada para o período de 07 a 09 de fevereiro de 2024.  Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.fruitlogistica.com/en/

Breve biografia de Andrew Lorimer:

Andrew Lorimer é o CEO da Datamar desde 2008. Antes disso, atuou como diretor administrativo da empresa e gerente da área de Análise de Exportação de Petróleo da Lloyd’s List Intelligence, em Londres. Estudou Economia na Heriot-Watt University, na  Escócia.

 

Share: Image Image Image