Entre os dias 05 e 07 de março, a Datamar participou da 28ª edição da Intermodal, o maior evento de Logística, Intralogística, Tecnologia, Transporte de Cargas e Comércio Exterior das Américas, que reuniu mais de 500 marcas expositoras nacionais e internacionais e ocupou um pavilhão inteiro do São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center. Passado um mês do evento, os negócios continuam sendo fechados pela empresa.
Grande, aberto e interativo, o estande da Datamar fez sucesso entre o público. O espaço contou com 06 totens acessíveis aos visitantes, que puderam conhecer, na prática, as principais ferramentas da Datamar, como o DataLiner, plataforma que traz todos os dados de importação e exportação por via marítima da Costa Leste da América do Sul, mais Chile e Peru, da Costa Oeste. A equipe da Datamar estava disponível para apresentar os produtos e sanar as dúvidas.
O que também movimentou o estande foram as vending machines disponibilizadas aos visitantes que, associadas a um quiz sobre dados de comércio exterior, liberavam prêmios de acordo com a pontuação atingida por cada jogador.
Outra estratégia de marketing que deu certo, foi a inclusão do mapa do evento na ação de sampling, com a classificação e localização dos expositores, facilitando a organização dos visitantes. A empresa também patrocinou totens com tomadas para carregar os celulares. Confira o que rolou no evento
A Datamar aproveitou o evento para apresentar diversas novidades, entre elas:
– DataLiner 100% online: a principal ferramenta de inteligência de mercado da Datamar agora passa a ser acessada de forma 100% online, sem a necessidade de instalação em uma máquina específica.
– Dados do Peru: assim como já disponibiliza dados de importação e exportação por via marítima de todos os países da Costa Leste da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), a Datamar está expandindo sua cobertura de dados para a Costa Oeste, passando a oferecer dados do Peru, além do Chile
– Search Records: ganhou novas funcionalidades e passou por várias melhorias na usabilidade, tornando-se mais intuitivo, com a possibilidade de salvar relatórios, renomeá-los, refinar pesquisas, além de outras características.
– Company Profiles: nova ferramenta que permite a consulta de empresas. Contém informações como CNPJ, localização, grupo ao qual pertence, principais produtos importados e exportados por essa companhia e as empresas Top 10 desse setor estruturadas de forma rápida e assertiva.
– Novos campos de dados no DataLiner: vessel feder (informações do navio feeder, como seu nome, operador, capacidade, data de escala e terminal, entre outros), tipo de contêiner (de 20 pés, 40 pés, flat rack, high cube dry, high cube reefer, mafi NOR, OOG, Open Top e Tank), detalhamento do produto em até cinco níveis para cargas específicas (carne bovina, aviária, açúcar, fertilizante e tabaco), tipo de frete (pre-paid ou collect), e charterer (inclusão da informação do afretador).
Internacionalização
Outra novidade é que a Datamar está adotando uma estratégia de internacionalização de suas operações e está expandindo sua atuação nos Estados Unidos, onde já conta com escritório e equipe próprios.
Nesse sentido, a Datamar encerrou, recentemente, a parceria comercial que mantinha desde 1999 com a S&P Global (anteriormente Panjiva e IHS Markit) para revenda de seus dados de transporte marítimo brasileiros. Assim, o atendimento ao mercado americano passou a ser feito exclusivamente pela equipe da Datamar.
Palestra
Além do estande, a Datamar também marcou presença no 2º. Interlog Summit, seminário que acontece paralelamente à Intermodal, com uma apresentação e a mediação do painel “Cenário político e econômico global: Resiliência para navegar pelas Ondas da Instabilidade Global” pelo CEO da Datamar, Andrew Lorimer.
Lorimer dividiu o painel com Andre Gobersztejn, da Allink Neutral Provider, Pierre Jacquin, da Project 44 e John Kirkup, do Asante Group.
O CEO da Datamar traçou um panorama dos principais fatores que interferiram na logística global nos últimos 15 anos e os desafios para se manter fretes sustentáveis no transporte marítimo de cargas. Lorimer também apresentou alguns números do comércio marítimo entre Brasil e Rússia, as mudanças nas rotas marítimas com a seca no Canal do Panamá e os impactos da guerra ao Canal de Suez, bem como as oportunidades para o Brasil diante desse cenário.
O Interlog Summit contou com mais de 1.200 congressistas em três dias de 60 horas de apresentações feitas por 95 palestrantes.
Já Intermodal 2025 está programada para acontecer entre os dias 22 e 23 de abril de 2025 no Distrito Anhembi, em São Paulo e a Datamar, que participa desde a primeira edição do evento, estará presente com muitas novidades, esperando sua visita.