Entre os dias 29 e 30 de novembro a Datamar realizou quatro seminários voltados a capacitar clientes e convidados a extrair toda a potencialidade dos dados do DataLiner – ferramenta de inteligência de dados de Comércio Exterior marítimo da América Latina desenvolvida pela Datamar – emponderando-os para realizar análises mais assertivas. Foram quatro eventos, voltados ao perfil de cada cliente: Armadores e terminais de contêineres, carga bulk, OTIs e Importadores e exportadores.
Na ocasião, o CEO da Datamar, Andrew Lorimer, falou sobre a importância dos dados e como a interação com os parceiros pode ajudar no dia a dia das operações. Lorimer também apresentou as ferramentas disponibilizadas pela Datamar para análise dos dados disponibilizados pelo DataLiner: Search Records, DRM Reports e Dashboards, a frequência das atualizações dos dados, os cuidados que os clientes devem adotar na atualização e os usos ideais dos dados para cada situação.
Leandro Malcervelli, gerente Comercial da Datamar, falou sobre os novos campos disponibilizados pelo DataLiner aos clientes e as customizações possíveis, de acordo com a grade de produtos contratada por cada empresa.
Já Cristiano Kaehler, gerente de Business Intelligence da Datamar, explicou sobre algumas particularidades do DataLiner, as premissas do produto, as melhorias em andamento, as diferentes ferramentas que podem ser integradas ao DataLiner, o line-up desenvolvido para cargas tramp, entre outros.
Antônio Macedo, gerente de Suporte, auxiliou aos presentes a não cair em “armadilhas” quando fizer uma análise e os desafios na comparação de diferentes bases de dados.
Marcos Paulo Silva, CIO da empresa, detalhou como funciona a API da Datamar e como fazer a conectividade do DataLiner com parceiros.
Andrew Lorimer finalizou os eventos apresentando as novidades da Datamar, como os Apps, os novos detalhamentos de produtos, as novas newsletters enviadas aos clientes e os dados da Costa Oeste da América do Sul, que estarão disponíveis em breve. Há ainda projetos para o fornecimento de dados de cabotagem, navios RORO, contêineres vazios e cargas bulk para o Plate e para a Costa Oeste da América do Sul.
Os eventos contaram também com dinâmicas para esclarecimento de dúvidas, onde cada cliente ou prospect tinha a sua disposição toda equipe da Datamar, dividida em departamentos, além de tempo para um almoço ou coquetel de networking.
Como funciona o DataLiner
O DataLiner é um instrumento avançado de inteligência para o comércio marítimo na América do Sul. O sistema disponibiliza mais de 200 campos de dados extraídas de fontes exclusivas. Com essa plataforma, é viável examinar minuciosamente todas as operações de importação e exportação por mar na região sul-americana, seja para dados específicos sobre um produto ou para compreender a logística completa envolvida. Entre os dados disponíveis estão o porto de origem e de destino de cada carga, o tipo de contêiner envolvido na operação, o terminal de origem ou destino da carga, o armador e o OTI envolvido em cada operação, o importador e o exportador, entre outras. Para algumas mercadorias, é possível ainda segregar exatamente o produto que está sendo exportado, como o corte de carne, o tipo exato de açúcar, entre outros detalhes.
O DataLiner é comercializado nas versões Lite e Pro. O DataLiner Lite é uma ferramenta totalmente online que permite acesso ao banco de dados e a realização de pesquisas de acordo com cada necessidade.
Já a versão DataLiner Report Module é um aplicativo instalado na máquina do usuário que permite a manipulação de muitos dados, as buscas ilimitadas e o download dos dados disponíveis, entre outras características.