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Equipe da Datamar visita “bastidores” da Santos Brasil

jun, 06, 2022
Datamar Santos Brasil

No último dia 28 de maio, a equipe da Datamar realizou uma visita técnicas às instalações do Tecon Santos, terminal de contêineres da Santos Brasil localizado no Porto de Santos.  

A equipe da Datamar foi recebida por André Vale, Especialista em Inteligência Competitiva da Santos Brasil, que falou sobre a infraestrutura do porto, seu dia a dia e as perspectivas para o futuro.  A importância dos dados do DataLiner na gestão estratégica do terminal também foi abordada pelo executivo, que destacou a confiança que deposita nos dados para estudar seus concorrentes e planejar ações futuras, entre outras atividades.  

Antes de visitar o pátio, e acompanhar a carga e descarga de contêineres nos navios, a equipe da Datamar conheceu o Centro e Controle Operacional do Tecon Santos. Adriano Lino, Coordenador de Planejamento de Operações da Santos Brasil, mostrou alguns procedimentos para controle das operações e como funciona a logística do Tecon, de forma a garantir a produtividade do local.  

 

Raio X do Tecon Santos 

Serviços realizados no Tecon Santos 

  1. Armazenagem alfandegada 
  2. Cabotagem
  3. Cross docking
  4. Desova para armazéns e caminhões
  5. Estufagem direta 
  6. Movimentação de contêineres refrigerados 
  7. Operação de etiquetagem e selagem 
  8. Operação ferroviária 
  9. Transbordo 

 

Infraestrutura do terminal 

  1. 610 mil m² de área total 
  2. Cais acostável de 980 metros 
  3. 2 mil tomadas para contêineres reefers (refrigerados) 
  4. 12 mil m² de armazéns cobertos 
  5. Capacidade de movimentação anual de 2 milhões de TEUs 
  6. 39 Pórticos Sobre Rodas (RTGs) 
  7. 12 Empilhadeiras de grande porte (Reach Stacker) 
  8. 13 Guindastes Ship-To-Shore (STS Cranes) 
  9. 61 Terminal Tractors (caminhões especializados) 
  10. 57 Caminhões 
  11. 6 empilhadeiras de vazios (EV) 
  12. 4 ramais ferroviários internos 
  13. 431 câmeras de vídeo instaladas em locais estratégicos do terminal 
  14. 100% dos equipamentos controlados por GPS 
  15. Sistema operacional de última geração, com controle on-line de todos os processos
  16. 17 portões automáticos com sistema de OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Ótico de Caracteres) 
  17. Todos os guindastes Ship-To-Shore (do navio à terra) operados com OCR 

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