No período de 10 a 12 de outubro, a cidade de Gênova, na Itália, recebeu a 15ª. Edição da Cool Logistics, conferência focada em todos os aspectos da cadeia de frio, transporte de cargas perecíveis e a indústria de transporte de contêineres refrigerados.
O evento ocorreu na cidade italiana de Gênova, já que os portos da região são um importante elo da cadeia do frio na Europa, recebendo contêineres reefer de todo o mundo. Os terminais reefer de Gênova atendem não só a Itália como o sul da Europa e outras regiões.
Esta edição contou a participação da chefe da Unidade de Transporte Marítimo e Logística da União Europeia, Annika Kroon. Foi a primeira vez que o evento recebeu um representante sênior do órgão.
Andrew Lorimer, CEO da Datamar, foi um dos palestrantes da Cool Logistics, cuja apresentação abordou as perspectivas futuras e as prioridades para a América Latina das cadeias globais do frio.
Entre os temas abordados na apresentação da Datamar na Cool Logistics estavam as tendências e desafios dos fretes marítimos, a demanda por novos serviços e rotas conectando a América do Sul à Europa e a demanda por frutas e carnes da América do Sul. Andrew abordou também a transformação do mercado pós pandemia e as perspectivas para 2024.
Segundo o CEO da Datamar apresentou na Cool Logistics, 78,1% das exportações brasileiras de produtos da cadeia do frio correspondem à carnes, 9,8% frutas e apenas 0,6% frutos do Mar. Entre as carnes 50% correspondem ao frango, 32% à carne bovina, 11% carne suína e 7% são outras carnes.
Argentina (45,8%), Uruguai (57,1%) e Paraguai (87,2%) também têm nas carnes seu principal produto exportado em reefer. Já no Chile, as frutas são o destaque, com 57,7% dos embarques. Os dados constam na plataforma de inteligência de mercado da Datamar, DataLiner.
Frutas brasileiras em destaque
Entre as frutas brasileiras cujos embarques mais cresceram em 2023, o abacate é um dos destaques, apontam os dados do DataLiner. Foram 1.268 TEU enviados ao exterior nos primeiros oito meses do ano, um crescimento de 266,5% em relação a igual período de 2022. O principal destino é a Europa.
Apesar dos volumes menores, o morango também registrou um grande crescimento: de 490,4% entre janeiro e agosto de 2023 em comparação com iguais meses de 2022. A maior parte dos embarques é para o Egito.
Além da participação de Andrew no evento, o DatamarNews, site de notícias da Datamar, foi uma das mídias parceiras do evento.
A 15ª. Edição da Cool Logistics reuniu mais de 40 palestrantes, além de profissionais das indústrias de alimentos, flores, produtos farmacêuticos, frutas e outras cargas que exigem temperatura controlada. Para saber mais sobre o evento, acesse: https://coollogisticsresources.com/15th-cool-logistics-global-2023/
Curiosidades:
História: A 15ª. Edição da Cool Logistics ocorreu em um edifício histórico de Gênova, o alazzo della Nuova Borsa Valori, localizado na Piazza De Ferrari, também conhecido como Palazzo della Borsa. Foi projetado pelos engenheiros Dario Carbone e Amedeo Pieragostini e possui uma arquitetura no estilo neorrenascentista, enquanto os interiores, criados por Adolfo Coppedè, são inspirados no modernismo. A arquitetura e a decoração foram concebidas para destacar o poder financeiro que o mercado de Gênova expressava no início do século XX, uma vez que era a primeira bolsa de valores italiana.
Com a informatização das bolsas, a Bolsa de Gênova realizou sua última sessão em 28 de fevereiro de 1994. Posteriormente, a Câmara de Comércio de Gênova e a Fundação CARIGE realizaram trabalhos de restauração. Atualmente, a Sala delle Grida é usada como espaço de exposição e pode sediar conferências e exposições, enquanto a Sala del Telégrafo pode ser usada como uma área de restaurante.
Visitas técnicas: Durante o evento, os participantes puderam fazer visitas técnicas a portos e terminais da região: antigo porto e terminal PSA Genova Pra’ (principal terminal de contPêineres do Porto de Gênova e parte do grupo internacional com sede em Cingapura, PSA International), Porto de Vado Ligure, Vado Gateway (o primeiro terminal semiautomático da Itália), e Reefer Terminal (principal terminal de frutas no Mar Mediterrâneo, administrado em sua maioria pela APM Terminais).
A próxima edição da Cool Logistics está programada para acontecer no período de 17 a 19 de setembro de 2024 em Dunquerque, na França.