FAÇA DOWNLOAD DOS RANKINGS COMPLETOS DE TODOS OS SETORES DE COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
O ano de 2022 foi de desafios para o transporte marítimo de cargas no Brasil. Começou com falta de contêineres e fretes altos e terminou com queda nos volumes exportados pelo país e fretes a valores pré pandemia.
Diversos fatores contribuíram para isso. A Guerra entre Rússia e a Ucrânia é um deles, que causou o aumento da inflação no mundo e interferiu no comércio marítimo mundial.
Além disso, para driblar os fretes altos até o meio do ano, algumas cargas, que tradicionalmente eram embarcadas em contêineres, como café e açúcar, voltaram a ser exportadas em sacas. Os embarques de frutas também sofreram com a falta de contêineres e navios reefer foram usados para exportar melão, por exemplo. Alguns armadores também demoraram a repassar a queda dos fretes para os clientes, e algumas cargas, em rotas possíveis, acabaram sendo enviadas por transporte rodoviário.
Com todas essas mudanças, como se comportaram as empresas que atuam no comércio exterior brasileiro? Para transmitir uma visão completa do segmento no ano passado, a Datamar preparou uma série de rankings que permitem um raio x do setor e possibilitam que os visitantes da Intermodal cheguem bem informados em suas conversas no evento
Os rankings disponíveis no download do documento acima foram elaborados a partir de dados coletados pela equipe de business intelligence da Datamar e reunidos no Dataliner, ferramenta de inteligência de negócios da Datamar.
São eles:
- Mercadorias
- Exportadores e importadores
- Agentes de cargas
- Portos
- Terminais
- Armadores
- Agentes marítimos
- Afretadores